Os veleiros participantes na 25ª Atlantis Cup estão a caminho de Angra do Heroísmo. Vento forte, pela proa, marca o inicio desta etapa. Algumas tripulações desistiram de completar esta segunda fase.
Texto: Fúlvia Almeida – Mar de Histórias
Fotos: António João
A segunda etapa da 25ª Atlantis Cup começou esta tarde em Ponta Delgada. Com 92 milhas, esta fase da competição termina na cidade de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.
Com o anemómetro a marcar 15 nós de vento, o primeiro barco a rondar a baliza de desmarque foi o Xcape, de Luís Quintino. Seguido do Harfang twoo, de Nuno Alexandre. O terceiro a rondar a bóia foi o Açor de João Leal.
Nesta perna os velejadores enfrentam vento de proa, de forte intensidade. Condições que obrigam a uma navegação tecnicamente exigente, com muito trabalho a bordo. Prova disso, é que poucas horas após a largada alguns veleiros comunicaram a sua desistência da prova, alegando avarias técnicas ou dificuldades em continuar a viagem em segurança.
A linha de chegada, desta segunda etapa, encerra em Angra do Heroísmo, dia 2 de Agosto, às 13 horas.
No dia 3, os barcos em competição partem para a cidade da Horta, no Faial, onde termina a edição de 2013 da Regata da Autonomia.
Organizada pelo Clube Naval da Horta, a Atlantis Cup rompe o mar açoriano desde 1987, sendo uma das mais importantes regatas oceânicas do país.
A 25ª edição da Atlantis Cup tem o Alto Patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e conta ainda com o apoio das seguintes instituições: Direcção Regional de Turismo, Clube Naval de Ponta Delgada, Angra Iate Clube, Clube Naval de Vila do Porto, Câmara Municipal da Ponta Delgada, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal da Horta, Câmara Municipal de Vila do Porto, Administração dos Portos dos Açores SA e Capitanias do Porto de: Vila do Porto, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.
A seguradora Liberty Seguros é o maior patrocinador privado da prova.
Para mais informações contactar:
Mar de Histórias: Tel. 914602922
atlantis.cup@gmail.com
www.mardehistorias.pt
www.cnh.org
Voltar para Desporto |